data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
O Inter-SM entra em campo pela estreia da Divisão de Acesso 2021 no próximo domingo. Os torcedores ainda não vão poder acompanhar a partida no Estádio Presidente Vargas. A competição vai começar sem a permissão para a presença de público.
1º Desafio de Arremessos tem 24 premiados em Santa Maria
O protocolo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) aponta que os portões seguirão fechados até o término da competição. Segundo o coordenador de competições da federação, Clóvis Martins, a possibilidade de a torcida comparecer depende da liberação do governo estadual.
- Em princípio, é sem a presença de público. Pode ser que mude. Só se o Estado liberar para todas as praças. Se todos tiverem liberação, OK - afirmou.
Os 16 clubes da Divisão de Acesso são divididos entre 15 municípios. Essas, por sua vez, estão em 12 diferentes regiões Covid segundo o sistema de monitoramento 3 As do governo estadual.
MUNICÍPIOS POR REGIÃO
- Santa Maria (Região de Santa Maria)
- São Gabriel (Região de Uruguaiana)
- Santa Cruz do Sul (Região de Santa Cruz do Sul)
- Venâncio Aires (Região de Santa Cruz do Sul)
- Frederico Westphalen (Região de Palmeira das Missões)
- Passo Fundo (Região de Passo Fundo)
- Crissiumal (Região de Ijuí)
- Lajeado (Região de Lajeado)
- Veranópolis (Região de Caxias do Sul)
- Farroupilha (Região de Caxias do Sul)
- Vacaria (Região de Caxias do Sul)
- Bagé (Regão de Pelotas)
- Rio Grande (Região de Pelotas)
- Cachoeirinha (Região de Porto Alegre)
- Igrejinha (Região de Taquara)
O modelo veda a presença de público. Conforme a coordenação de competições da FGF, há uma sugestão de protocolo encaminhada ao Estado para a liberação. Se houver liberação estadual, é preciso que cada uma das 12 regiões decida por não manter a proibição. Somente então, todos os municípios envolvidos poderiam liberar ou não a presença de público.
VÍDEO: Prática da canoagem é incentivada em Santa Maria com inspiração em Isaquias Queiroz
O PROTOCOLO
Segundo a assessoria de comunicação do Inter-SM, o clube já recebeu a sugestão para retomada de público nos estádios de futebol em todo o Rio Grande do Sul. A presença dos torcedores seria de, no máximo, 25% da ocupação do estádio, o equivalente a 1.665 pessoas no Estádio Presidente Vargas
Também deveriam ser seguidos protocolos como a apresentação da carteira nacional de vacinação, sendo obrigatória a imunização com as duas doses (e a última dose em período igual ou superior a 14 dias) ou exame RT-PCR negativo para o coronavírus com prazo máximo de 72h. Além de outros protocolos, como venda de ingressos apenas de modo antecipado com prioridade para sócios em dia.
Por meio de assessoria, o Gabinete de Crise do Estado afirmou que segue monitorando indicadores de internações para que as mudanças ocorram em momento oportuno e com segurança para trabalhadores e população em geral.
A ESTREIA
A Divisão de Acesso inicia no dia 15 de agosto. Na primeira rodada, o Alvirrubro enfrenta o São Gabriel em clássico regional. Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Divisão de Acesso foi interrompida na última temporada, após a realização de três rodadas. A competição terá início a partir da data estipulada, sem validação dos jogos realizados em 2020.